Observatório Ítaca

De olho no mundo, com a boca no trombone

Mulçumanas Contra FEMEN – Minorias


Antes de falarmos sobre minorias, é de grande importância definer tal conceito. Segundo o dicionário Houais minoria é “condição do que é numericamente inferior a outro; a parte menos numerosa de uma assembléia ou conselho deliberativo, que não concorda com as ideias da parte numerosa; subgrupo existente dentro de uma sociedade que se considera e/ou é diferente do grupo maior ou grupo dominante em razão de características étnicas, religiosas, costumes, nacionalidade, etc e que por essa razão não tem os mesmo direitos e/ou oportunidades que o grupo majoritário, ou é alvo de discriminação e/ou preconceito”. Neste caso porém, estamos procurando um outro sentido que Segundo o blog “Sociologia – Estadual Central”,  é “quando a expressão “minoria” é usada pelos sociólogos não é em caráter numérico e sim a posição subordinada do grupo dentro da sociedade, pois o termo minoria expressa a situação de desamparo, os membros deste grupo estão normalmente isolados física e socialmente.”

O moviemnte FEMEN se iniciou na Ucrânia em 2008 e tem como objetivo “extermínio de práticas como Turismo sexual, exploração sexual de adultos e crianças, sexismo e todo tipo de patriarcado”. O FEMEN ganhou destaque pelas manifstações realizadas em topless. Recentemente, esse movimento vem defendendo o direito das mulheres mulçulmanas conhecidas por serem oprimidas em diversos sentidos. Algumas mulçumanas porém, têm reinvindicado tal ação pois elas defendem que têm a capacidade de lidar com tais problemas sem ajuda. Dizem que o FEMEN ao contrário de ajudá-las, está tirando suas vozes e que não acreditam que nudez seja necessária.

A iniciativa do movimento FEMEN em si é muito bacana. As mulheres apesar de não serem uma minoria, são oprimidas. Portanto, o surgimento de um movimento como esse é muito importante. O FEMEN porém tomou atitudes não muito apreciadas pelas mulheres mulçumanas quando decidiram lutar por estas. O FEMEN foi sim apoiado por uma parte de mulçumanas, mas outra sentiu-se sem voz, como se elas não soubessem lidar com a situação que vivem, como se não tivessem capacidade e/ou fossem completamente infelizes. Além do mais que o movimento é composto por pessoas fora desta cultura, que não vivem nem suas belezas nem as dificuldades. Não são parte de toda uma crença que permeia os motivos de tais ações.  As mulçumanas também não se conecetam com o fato das manifestações serem feitas com topless, pois isso não faz parte de suas culturas, o que mostra que há uma distância entre o que é defendido e quem são os defendidos.

Links:

http://www.femenbrazil.com

http://theaerogram.com/no-means-no-femens-assault-on-muslim-women/

https://www.facebook.com/MuslimWomenAgainstFemen?fref=ts

http://sociologiacta.blogspot.com.br/2010/07/modernidade-texto-ii-minorias-sociais-e.html

Fernando Morinaga, Gustavo Picelli, João Victor, Louise Crivelenti e Nicole de La Taille

 

"A FEMEN Roubou Nossa Voz"

Deixe sua réplica

Informação

Publicado em maio 1, 2013 por .