Observatório Ítaca

De olho no mundo, com a boca no trombone

A importância da valorização do professor na sociedade


Um dos meios mais usados para caracterizar a escolarização em paises, é o índice de analfabetismo. Quando falamos em Brasil, nos deparamos com a nonagésima quinta posição no ranking mundial (Lista Mundial) com 90,3% de alfabetizados. Pensando que o Brasil tem 190.732.694 habitantes (Censo 2010), 9,7% dessa população é equivalente a 18.501.071, o que não é pouco.

Comparando o Brasil, com países em diferentes estágios de desenvolvimento,  como: Suécia, Rússia, Cuba, Peru, Nova Guiné, Moçambique, México e Tailândia com os respectivos índices de alfabetização:99%; 99,5%; 99,8%; 89,6%; 57,3%; 38,7%; 92,8%; 94,1%. Podemos então observar que para um pais emergente, como o México e a Tailândia, o Brasil está um tanto abaixo da média. Apesar de estarmos falando sobre educação, é interessante mostrar essa noticia da Folha (Folha¹) que mostra o Brasil como o país emergente de menor crescimento percentual do PIB.

Nesse caso se mostraria que educação se transformaria em desenvolvimento de novas tecnologias e novas produções. Assim sendo a geradora do melhor funcionamento da sociedade e logo o crescimento percentual do PIB seria proporcional à qualidade e acessibilidade a educação.

Muitos professores optam a rede particular pois tem maiores salários,mas isso é uma parcela pequena,que as escolas particulares ocupam. O estudo é um direito fundamental do ser humano, o estudo deve vir do Estado, sendo gratuito e de qualidade. Os salários de professores de rede pública é baixo, para o quanto trabalham e pela função que tais exercem na sociedade, é algo que eles não merecem, merecem algo melhor!

Os salários devem ser algo que acabe motivando novamente, pessoas a serem professores e exercerem tal profissão com vontade e proporcionando qualidade ao ensino. Muitos querem ser professores e prezam a profissão,mas esta é desvalorizada pelo governo que não dá condições para que o professor viva confortavelmente, não precisando de um segundo emprego em outra escola como muitos recorrem por não terem condições de vida com seu salário. O professor é uma função antiga e muito importante dentro da sociedade, ele é um dos acompanhantes e idealizadores da formação de um cidadão.

Um bom exemplo de valorização do professor na sociedade é o Japão, no Japão todos devem se ajoelhar perante o Imperador menos os professores, se diz que é porque sem os professores o Imperador não seria o Imperador.

 

 

Texto de:

Marina Nigro, nº18 e

Rui Santiago Rosa, nº23.

Anúncios

Deixe sua réplica

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em junho 4, 2013 por .
%d blogueiros gostam disto: