Observatório Ítaca

De olho no mundo, com a boca no trombone

Medicina gráfica


img_0727_1Talvez você tenha ouvido falar das impressoras 3D, se você ouviu falar deve saber que ela pode criar um objeto 3D a partir de um esquema feito em computador.
Agora o que você talvez não saiba é que cientistas do estado da Califórnia nos Estados Unidos conseguiram imprimir um mini-fígado com uma impressora 3D, ao invés de carregar a impressora com a “tinta” normal, os cientistas carregaram a impressora com células que potencialmente poderiam criar um fígado. Segundo esses cientista logo será possível criar fígados operacionais para transplante.
Se nós pensarmos na realidade de hoje sobre transplantes de órgãos, é realmente difícil você conseguir um órgão, e talvez você não chegue a receber seu órgão a tempo, mas com essa nova tecnologia talvez as filas de espera sejam reduzidas quase a zero, pois sempre que alguém tiver que ter um órgão transplantado, e puder pagar pelo tratamento, tudo que será feito é esperar a impressora fazer seu trabalho e os médicos fazerem a cirurgia.
Mas algo que nós devemos pensar é se essas impressoras deveriam estar a venda para a população, pois se essas impressoras podem fazer um órgão, porque não poderiam fazer uma arma? Será que mais uma vez a tecnologia se tornou uma faca de dois gumes?

Grupo – Tecnologia

Deixe sua réplica

Informação

Publicado em maio 1, 2013 por .